Fazer uma tatuagem não deveria, mas, pode ser uma decisão arriscada para a saúde. Algumas questões como a tinta e os materiais utilizados podem trazer alguns riscos de contaminação. Por isso, é essencial que você saiba todos os riscos que envolve fazer uma tatuagem, e assim, tomar todas as preocupações. Saiba tudo sobre os riscos na tatuagem:
Principais riscos da tatuagem
- Reação alérgica à tinta usada;
- Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol;
- Formação de queloides que são cicatrizes com relevo e inchaços;
- Contaminação de vírus de doenças como Hepatite B ou C e AIDS.
Como se prevenir dos riscos de fazer uma tatuagem
Escolheu um estúdio de confiança? É muito importante que você tome alguns cuidados após a sua tatuagem. Desta forma, reduzir o risco de surgimento de alguma infecção. Atenção aos cuidados:
- Exigir que todo o material seja descartável ou devidamente esterilizado;
- Aplicar uma pomada ou creme cicatrizante após a sua realização e durante 15 dias;
- Não fazer tatuagem em cima de pintas ou manchas, porque isso pode dificultar a visualização de alguma alteração no tamanho, forma ou cor da pinta;
- Aplicar uma boa camada de protetor solar, sempre que se expor ao sol, para proteger a pele e evitar que a tattoo desbote;
- Não frequentar a praia ou piscina no primeiro mês para diminuir o risco de infecções;
Conclusão
Ainda que ofereça riscos, a tatuagem tem tudo para ser algo 100% seguro. Portanto, antes de fazer a sua tatuagem, certifique-se que o estúdio de tatuagem segue todas as exigências da Anvisa. Faça todas as perguntas possíveis. É a sua tatuagem e você deve fazer o procedimento com o máximo de qualidade. Caso aconteça algo e observar qualquer alteração na pele, no local da tatuagem deve-se ir ao médico para realizar exames.