Tudo sobre Tatuagem X Pomadas anestésicas

By |2020-05-22T18:40:34+00:00setembro 30th, 2019|Categories: blog, home|0 Comentários

Um dos maiores tabus sobre fazer ou não uma tatuagem é o nível de dor envolvido. E, por isso, muitas pessoas pensam em se render às pomadas anestésicas para aliviar a dor na hora da tatuagem. Mas, afinal, é indicado? Há algum risco? Entenda tudo sobre o assunto.

Toda tatuagem envolve algum nível de dor. Quanto mais agulha, menor será o desconforto. Durante o processo de desenhar a sua tatuagem, serão usadas cerca de três agulhas. Já na hora de preencher o seu desenho, serão usadas até oito agulhas. Mas, mais do que tudo, a dor é uma experiência emocional. Ou seja, se você acredita que aquilo irá doer, vai doer!

Um dos assuntos mais polêmicos na tatuagem, é o uso de anestésicos para realizar o procedimento. Por isso, fizemos um post explicando tudo sobre o assunto.

Tatuador pode aplicar anestesia?

Não. Apenas médicos e cirurgião dentista estão autorizados por lei a aplicar anestesias. Ou seja, é contra a lei que qualquer outro profissional aplicar anestesia.

É importante frisar que todo local onde se aplica anestesia, deve contar com um aparato mínimo como oxigênio, desfibrilador e outros materiais de reanimação.

Da mesma forma, de acordo com a Anvisa, um estúdio de tatuagem ou um tatuador, não podem vender ou oferecer pomadas aos seus clientes.

Pomadas anestésicas interferem na cicatrização da tatuagem?

Aparentemente não. Porém, é possível haver reações e causar urticárias, por exemplo.

Existe alguma pomada anestésica que tira a dor por completo?

Não. A única forma de não sentir dor alguma durante a sessão da sua tatuagem seria uma anestesia geral ou local. As pomadas oferecidas no mercado têm o poder de aliviar a dor, mas, não a elimina por completo.

Não é possível assegurar o nível preciso que as pomadas anestésicas anulam a dor, mas, podemos considerar cerca de 50%.

Anestesia em locais onde há tatuagem

De maneira geral, não é recomendado fazer aplicar anestesia injetável em uma tatuagem recente (alguns meses). Pois, há o risco de levar algum pigmento para o sistema nervoso central. Outro risco, é que quando a tatuagem está recente, a pele ainda está inflamada.

Não há um senso unânime sobre o assunto, mas, muitos profissionais aplicam a anestesia desde que ela esteja totalmente cicatrizada, e, mesmo assim, procuram algum lugar onde não há tinta. Já outros profissionais, se recusam a aplicar anestesia em um local onde há tattoo.

Ressonância X Tatuagem

Esse é outro assunto delicado e ainda não há um consenso geral. Geralmente, não se realiza Ressonância Magnética em tatuagens recentes. Há laboratórios que pedem até 6 meses após a sua tatuagem.

Mesmo em tatuagens antigas, pode haver alguma complicação na hora de realizar uma ressonância. Especialmente quando há uma tatuagem na área da ressonância.

E porque isso ocorre? Os pigmentos da tinta da tatuagem são compostos por metais e, a grosso modo, o aparelho da ressonância é um grande ímã. Por isso, pode acontecer alguma reação.

Pomadas anestésicas para tatuagens. Existe?

Não existe nenhuma pomada anestésica para tatuagens. As pomadas encontradas nas farmácias foram feitas para procedimentos dermatológicos e não tatuagens.

Portanto, ainda que tenham o efeito anestésico durante a tatuagem, não é possível afirmar se elas não irão interferir na composição da tinta ou na cor do pigmento, por exemplo.

Pomadas anestésicas

Quando o assunto são as pomadas anestésicas, a pergunta mais importante é: são regulamentadas pela Anvisa? A regulamentação é fundamental, pois, assegura que o que está escrito na bula, é o que de fato contém em sua fórmula.

Para a pomada anestésica fazer efeito, é necessário passar a pomada e esperar cerca de 1 hora para fazer o efeito. Além disso, todas elas têm um tempo de duração, geralmente, cerca de 2 horas.

Após esse tempo, ela perde o efeito. Ou seja, se a sua tatuagem for muito grande e você queira passar uma segunda vez durante a sua sessão, a pomada só fará efeito se o tatuador fizer um intervalo de cerca de 1 hora para a pomada agir.

Os riscos das pomadas não regulamentadas

As pomadas que não estão sujeitas à regulamentação da Anvisa, não têm controle algum. Ou seja, é possível que as quantidades descritas na bula sejam imprecisas ou que tenha outros componentes não listados. Da mesma forma, há o mesmo risco para pomadas feitas em farmácias de manipulação.

Tendo em vista que não há nenhuma certeza sobre os componentes e suas quantidades, há o risco de alergias e outras reações. Em casos extremos, é possível haver arritmia e evoluir para uma parada cardíaca. Porém, para isso acontecer, seria em casos de sessões muito longas e aplicações repetidas. As chances são pequenas, mas, não impossível.

Como saber se o medicamento é regulamentado?

Para saber se um produto é regulamentado, você deve consultar o site da Anvisa clicando aqui.

Medicamentos orais para aliviar a dor

Muitas pessoas tomam remédios analgésicos para aliviar a dor durante a sessão da tatuagem. Não é possível precisar se há benefícios, porém, é possível que te ajude.

Porém, é necessário ter alguns cuidados na hora de tomar alguns remédios, pois, mesmo com a intenção de relaxar. Você pode ter uma reação contrária e ficar mais agitado, ainda mais com o estímulo da dor. Por isso, muito cuidado.

Dica: Você pode tomar uma aspirina depois da sua tatuagem. Irá ajudar a desinchar e tirar o vermelho da região.

Aplicar anestesia e ir para um estúdio tatuar

Algumas pessoas cogitam aplicar a anestesia e, em seguida, ir para o estúdio fazer a sua tatuagem. A prática não é recomendada, pois, em caso de complicações, são necessários vários aparatos médicos como oxigênio e desfibrilador, por exemplo. Nenhum estúdio de tatuagem conta com esses aparatos, a demora pela chegada do socorro pode ser fatal.

É um risco que não vale a pena correr!

Conclusão:

Não podemos esquecer que tatuagem é algo supérfluo e a dor faz parte do processo. Por isso, pense bem sobre o assunto. O nosso conselho é que você não use qualquer pomada ou outros anestesiantes para fazer a sua tatuagem. Aguente a dor e tenha a tranquilidade que ao fim, você terá uma tatuagem perfeita.

O melhor que você pode fazer para aliviar a dor, é ter uma boa noite de sono e se alimentar bem no dia da sua sessão. Sem dúvidas, isso te ajudará.

Quer usar alguma pomada mesmo assim? Ok. É uma decisão particular. Mas, use apenas pomadas ou analgésicos regulamentados e que sejam vendidos em farmácias.

Gostou do texto? Compartilhe com os seus amigos!