• Tatuagem em Cicatriz

Tatuagem em Cicatriz: entenda tudo sobre o assunto

By |2020-05-22T13:25:31+00:00janeiro 6th, 2020|Categories: blog|0 Comentários

Durante muito tempo, tatuadores preferiam não tatuar sobre cicatrizes, uma vez que o resultado final era desconhecido. Porém, o tempo passou e sabemos que é totalmente possível fazer tatuagem em cicatrizes. Mas, ainda são muitas as dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, contamos tudo o que você precisa saber nesse post.

Ressignificando a sua Cicatriz com um Tatuagem

Transformar uma Cicatriz em uma Tatuagem pode ser uma saída incrível para uma cicatriz pouco atrativa e que até pode causar algum desconforto. No entanto, a escolha dessa tatuagem é igualmente crucial: desde o desenho e cores, ao seu posicionamento sobre a cicatriz.

Outra questão importante: você deve procurar um tatuador de confiança para efetuar esta tatuagem, de preferência, um profissional que já tenha feito tatuagens sobre cicatrizes.

Analisando a sua cicatriz

Um dos principais requisitos para quem quer fazer uma tatuagem sobre uma cicatriz, é que essa cicatriz tenha pelo menos 12 meses. Ou seja, quanto mais antiga, melhor a aderência da tinta e, consequentemente, da tatuagem.

Uma nota que importa reter é que é a própria textura de uma cicatriz que dificulta a tatuagem e que no caso de uma cicatriz saliente, um tatuador experiente pode disfarçá-la. Se a tatuagem for bem pensada e desenhada, a própria cicatriz pode contribuir para a criação de uma tatuagem tridimensional, com as suas marcas e saliências aproveitadas para efetuar sombras ou para conferir uma maior profundidade ao desenho.

Tatuagem grande ou pequena?

É óbvio que é mais fácil tatuar uma cicatriz pequena do que uma cicatriz grande. No entanto, uma tatuagem colorida e de grandes dimensões pode esconder por completo uma cicatriz extensa. Tudo depende daquilo que se pretende – em caso de dúvida, comece por fazer uma pequena tatuagem sobre a cicatriz para decidir se gosta do efeito e verificar se a pele vai, de facto, absorver a cor.

Depois, se decidir avançar para uma tatuagem maior, a tatuagem pequena pode ser facilmente incorporada no desenho maior. Evite tatuagens tribais e com palavras que, contendo muitos espaços, podem deixar partes da cicatriz visíveis.

Tatuagem colorida ou preto e branco?

Em termos de cor, o preto adere melhor à cicatriz do que qualquer outra cor. No entanto, se você faz questão de ter uma tatuagem colorida, deve optar sempre por tonalidades mais escuras. A pele cicatrizada absorve os pigmentos da tinta de tatuagem de uma forma diferente da pele suave e normal. Na verdade, cada caso é um caso – tanto pode “pegar” de primeira, como necessitar de mais de uma sessão. Esteja preparado para tudo, inclusive para fazer manutenções.

Tatuagem na Cicatriz dói mais?

O procedimento pode revelar-se mais doloroso do que o habitual por dois motivos: o primeiro tem a ver com o fato desta zona ser naturalmente mais sensível, uma vez que os nervos estão mais próximos desta “pele nova”. O segundo motivo tem a ver que, talvez seja necessário mais de uma sessão para a tinta aderir a pele.

Cuidados durante a Cicatrização

Assim como qualquer tatuagem, você deve seguir todos os cuidados de higienização par garantir uma cicatrização saudável. Entre os cuidados, está a aplicação da pomada cicatrizante; evitar o sol, a praia, piscinas por pelo menos 30 dias.