Como cuidar da Cicatrização da Tatuagem

Você sabe como cuidar da Cicatrização da Tatuagem? Tatuagens são uma forma de modificação corporal e, por isso, há um período de recuperação. Neste período, é muito importante tomar alguns cuidados de Higiene e Alimentação, por exemplo. Veja todos os cuidados necessários durante a Cicatrização da Tattoo.

Assim como piercings, a tatuagem é uma lesão intencional na pele e, naturalmente, passará por um processo de cicatrização. Portanto, neste período, o nosso corpo trabalha incessantemente para tudo voltar ao normal. Desta forma, é necessário dar a máxima importância aos cuidados que devem ser tomados no período de cicatrização.

O tempo médio para a cicatrização de uma tatuagem é entre 20 e 30 dias. Neste período, você deve seguir todas as recomendações. Isso garantirá uma cicatrização saudável e evitará infecções, dermatites ou outros problemas causados por bactérias no local da sua tatuagem.

Filme plástico

Assim que o tatuador finalizar a sua tatuagem, ele deverá proteger o local com película (filme plástico). Esta proteção evitará infecções através de bactérias do ambiente externo. Você não deve deixar o estúdio de tatuagem sem essa proteção!

Você pode usar o filme plástico apenas nas primeiras três horas. Após este período, você deve higienizar o local e passar a pomada cicatrizante.

Higienização

A higienização do local da sua tatuagem é uma das partes mais importante para ter uma recuperação saudável e livres de infecções. A primeira lavagem pode ser feita horas após a sua sessão.

Primeiramente, é necessário lavar as suas mãos com sabonete antisséptico. Após isso, você deve lavar o local da sua tatuagem apenas com sabonete neutro ou antisséptico, secar com toalhas limpas ou papel toalha, por exemplo. A seguir, você deve passar a sua pomada cicatrização.

Você deve realizar este processo durante três vezes ao dia. O processo de higienização deve ser feito até que não haja mais qualquer aspecto de inchaço ou vermelhidão na área da tatuagem.

Creme cicatrizante

Sempre que fizer a higienização da sua tatuagem, você deve aplicar uma camada de pomada cicatrizante. Pois, a aplicação auxilia na hidratação do tecido cutâneo e também ajuda na fixação da tinta.

Você pode aplicar a pomada sempre que achar necessário ou observar que a pele está com um aspecto seco. Recomendamos que você aplique no mínimo 2 vezes ao dia.

Coceira e/ou Casca

É comum que durante o processo de cicatrização da sua tatuagem, haja coceiras ou a formação de “casquinhas” no local. É muito importante que você nunca arranque as cascas ou coce o local.

A crosta que se forma no local é um processo natural do organismo, ela protege a nova pele que está se formando. Por isso, é importante que você aguente a curiosidade e deixe o organismo fazer o seu papel, assim, deixe que as cascas caiam sozinhas. Arrancá-las só irá retardar a cicatrização da sua tatuagem e pode até deformar o desenho.

Quando o assunto são as coceiras, você deve resistir a todo custo. Jamais coce o local. Porém, você pode dar leves tapas no local, isso aliviará a sensação de coceira e não irá prejudicar a sua cicatrização.

Caso a coceira seja forte e contínua, você deve procurar o seu tatuador para entender o que está acontecendo. Quando as coceiras são intensas e por tempos prolongados, pode ser sinal de uma reação alérgica à tinta.

Alimentação durante a Cicatrização da Tattoo

A alimentação é outro assunto importante no período de cicatrização. Há controvérsias sobre evitar ou não alguns alimentos no período de cicatrização. Mas, nós recomendamos que neste período você evite os alimentos que são conhecidos como ‘alimentos remosos’. Em outras palavras, são aqueles alimentos que possuem propriedades inflamatórias, ou seja, alimentos que possuem grandes quantidades de gordura hidrogenada, açúcar, sal e óleos refinados.

Da mesma forma, é importante que você opte por alimentos leves e naturais. Além disso, se hidrate bastante neste período.

Outros cuidados durante a Cicatrização da Tatuagem

Não exponha o local ao sol

É importante que você evite tomar sol no local da sua tatuagem, por pelo menos um mês. Os raios ultravioletas emitem raios solares que atingem diretamente a pele e pode desencadear um processo inflamatório.

Passado o período da sua cicatrização, é importante que você sempre proteja a sua tatuagem com protetor solar ao expor o local ao sol.

Praia e Piscina

Junto à recomendação de não se expor ao sol nos primeiros 30 dias, é importante que você evite ir à praia e piscinas nas primeiras semanas. É fundamental evitar estes ambientes até que a sua pele esteja completamente recuperada. Pois, praias e piscinas são propícios a conter bactérias que podem causar infecções na derme.

Lembre-se: Não aceite conselhos de pessoas leigas. Sempre que houver qualquer dúvida, procure o seu tatuador. Ele é a pessoa mais indicada para lhe aconselhar.

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais.

By |2020-08-05T15:51:06+00:00julho 1st, 2019|blog, home|0 Comentários