Quem tem tatuagem e piercing pode doar sangue?

By |2020-05-22T18:36:19+00:00outubro 7th, 2019|Categories: blog|0 Comentários

Afinal, quem tem tatuagem e piercing pode doar sangue? Essa é uma das grandes dúvidas de quem tem tatuagem ou deseja fazer uma tatuagem. São muitas as dúvidas sobre o assunto e algumas informações erradas que circulam por aí. Por isso, contamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Doar sangue é um ato de generosidade e salva muitas vidas! Ainda há muitas dúvidas sobre o assunto e informações imprecisas sobre o assunto. Infelizmente, nem todo mundo está apto para doar sangue e a Tatuagem e Piercing está entre as restrições, ainda que uma restrição temporária.

Neste post contamos tudo sobre o assunto para que você não tenha mais nenhuma dúvida sobre o assunto e, com ou sem tatuagem e/ou piercing, você possa ajudar quem precisa.

Quem tem Tatuagem pode doar sangue?

Sim! Pessoas com tatuagens podem doar sangue, porém, desde que a última tatuagem tenha sido feita há 1 ano. Ou seja, a restrição da tatuagem é temporária. Após esse período, você está apto para voltar a doar sangue. Lembrando que é necessário estar dentro dos outros pré-requisitos para ser um doador.

Quem tem Piercing pode doar sangue?

Sim! Pessoas com piercing podem doar sangue, porém, desde que o último piercing tenha sido feita há 1 ano. Ou seja, assim como a tatuagem, a restrição do piercing é temporária. Após esse período, você está apto para voltar a doar sangue. Lembrando que é necessário estar dentro dos outros pré-requisitos para ser um doador.

Porém, pessoas com piercing na região mucosa oral ou genital estão inaptas enquanto estiver com o piercing e devem esperar 12 meses após a retirara para doar sangue. O motivo da restrição é que não é possível avaliar a antissepsia desses piercings.

Qual o motivo das restrições?

Segundo o Mistério da Saúde, o prazo é necessário porque durante a tatuagem, a pessoa pode ter contraído algum vírus e o vírus pode ficar incubado sem apresentar qualquer sintoma neste período.

É importante ressaltar que fazer uma tatuagem ou piercing é algo seguro e, você deve procurar apenas por estúdios totalmente licenciados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que seguem todos os níveis de higiene.

Se planeje e ajude o próximo

Sabido que você terá que esperar 1 ano para doar sangue após ter feito a sua tatuagem ou piercing. É muito importante que você se planeje e doe sangue antes de fazer o seu procedimento.

Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. A gente nunca sabe quando nós ou alguém próximo irá precisar de sangue. Por isso, planeje-se.

Quem pode doar sangue?

Para quem tem vontade de doar sangue, é necessário seguir alguns requisitos básicos como estar em boas condições de saúde, ter 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg. Para saber a lista completa, clique aqui.

É fundamental ressaltar que você deve ser muito sincero na entrevista de triagem e sempre falar a verdade.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, já pode se planejar para doar sangue antes de fazer a sua tatuagem ou piercing. Está sempre se tatuando? Não tem problema, divulgue o assunto entre os seus amigos e incentive o máximo de pessoas a doar sangue.

Compartilhe esse texto em suas redes sociais!