Descubra quais alimentos irão prejudicar ou acelerar a cicatrização da sua tatuagem

Uma das maiores dúvidas quando o assunto são tatuagens, são quais os alimentos que devem ser evitados nos dias seguintes à sua tatuagem. O processo de cicatrização da tatuagem dura entre 20 e 30 dias. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados após o procedimento para evitar infecções e promover uma cicatrização saudável.

A alimentação é um dos assuntos mais polêmicos quando o assunto é a cicatrização pós tatuagem. Enquanto alguns especialistas e tatuadores dizem que a alimentação não influencia no processo da cicatrização, outros defendem que sim, os alimentos podem e influenciam o processo de cicatrização das suas tatuagens.

A tatuagem é uma lesão intencional na pele e, naturalmente, passará por um processo de cicatrização. Neste período, o nosso corpo trabalha incessantemente para tudo voltar ao normal. Por isso, alguns alimentos podem ajudar ou atrapalhar a recuperação da pele.

Processo de cicatrização no corpo humano:

– Fase inflamatória: Fase quando acontece a coagulação e migração celular. Alimentos com vitamina K, proteínas e aminoácidos irão ajudar nesta fase.

– Fase da proliferação: Período onde ocorre o desenvolvimento das células epiteliais e fibroblasto. Os alimentos com vitamina C, ferro, zinco e proteínas são indispensáveis nesta fase.

– Fase da remodelação: Na fase final da cicatrização, temos a fase de maturação, estabilização da síntese e degradação do colágeno. O consumo de carboidratos, vitaminas e proteínas irão te ajudar na recuperação final.

O que não comer após a sua tatuagem:

Alguns alimentos são conhecidos como ‘alimentos remorsos’. Em outras palavras, são aqueles alimentos que possuem propriedades inflamatórias, ou seja, alimentos que possuem grandes quantidades de gordura hidrogenada, açúcar, sal e óleos refinados. Por exemplo:

– Camarão;

– Carne suína;

– Hambúrguer;

– Frituras em geral;

– Bebidas alcoólicas;

– Refrigerantes e sucos ricos em açúcar;

– Doces, chocolates, bolos e biscoitos recheados;

– Alimentos processados como salsicha, salame, presunto, mortadela e linguiça;

– Macarrão instantâneo ou alimentos prontos congelados altamente processados.

O consumo excessivo desses alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da sua tatuagem. Portanto, o ideal é evitar estes alimentos nos primeiros 15 dias após a realização da sua tatuagem.

O que comer para ajudar na sua cicatrização:

Muitos alimentos atuam diretamente na coagulação sanguínea. Ou seja, a função destes alimentos é evitar hemorragias e aliviar inchaços. Sendo assim, atuará diretamente no combate de hematomas e promove uma cicatrização eficiente.

Alimentos com Vitamina A; C; K; alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes irão acelerar a recuperação na sua pele. Por exemplo:

Fontes de Vitamina A: Cenouras, Batatas, Abóbora e Beterraba.

Fontes de Vitamina C: Frutas cítricas, Amora, Kiwi e Morango. Vegetais como: Agrião, Couve, Nabo e Brócolis.

Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes: Salmão, Sardinha, Castanhas, Sementes de Chia, Sementes de Linhaça e Nozes.

Outros cuidados:

– Assepsia: Nas primeiras semanas, são necessários cuidados especiais com a higiene do local da sua tatuagem. Primeiramente, com as mãos limpas, você deve lavar o local com sabonete antisséptico e em seguida aplicar creme cicatrizante, no mínimo 3x ao dia ou quando a tatuagem estiver ressecada.

– Sol: É necessário evitar tomar sol no local da tatuagem e evitar tomar banho de piscina e/ou mar por pelo menos 2 meses. Após este tempo, é necessário passar protetor solar sempre que expor sua tatuagem ao sol.

– Hidratação: Além dos alimentos aqui falados, é muito importante hidratar-se. Um adulto deve tomar cerca de 2L de água por dia. Portanto, manter-se hidratado garante a elasticidade da pele e elimina as impurezas do organismo, além de combater o inchaço.

Conclusão:

Resumindo, o processo de recuperação da sua tatuagem é um momento importante e são necessários alguns cuidados. Portanto, além dos cuidados acima, é muito importante procurar um estúdio e profissional confiável para fazer a sua tatuagem.

Outro ponto importante é: Não aceite conselhos de pessoas leigas. Sempre que houver qualquer dúvida, procure o seu tatuador. Ele é a pessoa mais indicada para lhe aconselhar.

Tem outras dúvidas? Mande uma mensagem para nós e iremos te ajudar.

By |2019-09-26T00:20:01+00:00maio 6th, 2019|blog|0 Comentários