Os alimentos depois da Tatuagem é um dos temas que causam mais dúvidas. O processo de cicatrização da tatuagem dura entre 20 e 30 dias. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados após o procedimento para evitar infecções e promover uma cicatrização saudável. Entre os cuidados, a alimentação é um dos mais importantes. Entenda:
A alimentação é um dos assuntos mais polêmicos quando o assunto é a cicatrização pós tatuagem. Enquanto alguns especialistas e tatuadores dizem que a alimentação não influencia no processo da cicatrização, outros defendem que sim, os alimentos podem e influenciam o processo de cicatrização das suas tatuagens.
A tatuagem é uma lesão intencional na pele e, naturalmente, passará por um processo de cicatrização. Portanto, neste período, o nosso corpo trabalha incessantemente para tudo voltar ao normal. E, por isso, alguns alimentos podem ajudar ou atrapalhar a recuperação da pele.
Processo de cicatrização no corpo humano:
– Inflamatória: Fase quando acontece a coagulação e migração celular. Alimentos com vitamina K, proteínas e aminoácidos irão ajudar nesta fase.
– Proliferação: Período onde ocorre o desenvolvimento das células epiteliais e fibroblasto. Os alimentos com vitamina C, ferro, zinco e proteínas são indispensáveis nesta fase.
– Remodelação: Na fase final da cicatrização, temos a fase de maturação, estabilização da síntese e degradação do colágeno. O consumo de carboidratos, vitaminas e proteínas irão te ajudar na recuperação final.
Alimentos que você deve evitar depois da Tatuagem:
Alguns alimentos são conhecidos como ‘alimentos remosos’. Em outras palavras, são aqueles alimentos que possuem propriedades inflamatórias, ou seja, alimentos que possuem grandes quantidades de gordura hidrogenada, açúcar, sal e óleos refinados. Por exemplo:
– Camarão;
– Carne suína;
– Hambúrguer;
– Frituras em geral;
– Bebidas alcoólicas;
– Refrigerantes e sucos ricos em açúcar;
– Doces, chocolates, bolos e biscoitos recheados;
– Alimentos processados como salsicha, salame, presunto, mortadela e linguiça;
– Macarrão instantâneo ou alimentos prontos congelados altamente processados.
O consumo excessivo desses alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da sua tatuagem. Portanto, o ideal é evitar estes alimentos nos primeiros 15 dias após a realização da sua tatuagem.
Alimentos que ajudam na Cicatrização da Tattoo:
Muitos alimentos atuam diretamente na coagulação sanguínea. Ou seja, a função destes alimentos é evitar hemorragias e aliviar inchaços. Sendo assim, atuará diretamente no combate de hematomas e promove uma cicatrização eficiente.
Alimentos com Vitamina A; C; K; alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes irão acelerar a recuperação na sua pele. Por exemplo:
Fontes de Vitamina A: Cenouras, Batatas, Abóbora e Beterraba.
Fontes de Vitamina C: Frutas cítricas, Amora, Kiwi e Morango. Vegetais como: Agrião, Couve, Nabo e Brócolis.
Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes: Salmão, Sardinha, Castanhas, Sementes de Chia, Sementes de Linhaça e Nozes.
Outros cuidados:
– Assepsia: Nas primeiras semanas, são necessários cuidados especiais com a higiene do local da sua tatuagem. Primeiramente, com as mãos limpas, você deve lavar o local com sabonete antisséptico e em seguida aplicar creme cicatrizante, no mínimo 3x ao dia ou quando a tatuagem estiver ressecada.
– Sol: É necessário evitar tomar sol no local da tatuagem e evitar tomar banho de piscina e/ou mar por pelo menos 2 meses. Após este tempo, é necessário passar protetor solar sempre que expor sua tatuagem ao sol.
– Hidratação: Além dos alimentos aqui falados, é muito importante hidratar-se. Um adulto deve tomar cerca de 2L de água por dia. Portanto, manter-se hidratado garante a elasticidade da pele e elimina as impurezas do organismo, além de combater o inchaço.
Conclusão:
Resumindo, o processo de recuperação da sua tatuagem é um momento importante e são necessários alguns cuidados. Portanto, além de todos os cuidados que citamos acima, é muito importante procurar um estúdio e profissional confiável para fazer a sua tatuagem.
Outro ponto importante: Não aceite conselhos de pessoas leigas. Sempre que houver qualquer dúvida, procure o seu tatuador. Ele é a pessoa mais indicada para lhe aconselhar.
Tem outras dúvidas? Mande uma mensagem para nós e iremos te ajudar.