Tatuagem causa Queloide? Entenda tudo sobre o assunto e como prevenir

  • Queloide Tatuagem

Qual a relação entre Tatuagem e Queloides? O queloide é uma cicatriz de alto relevo de cor vermelha ou castanha que costuma aparecer na pele após um trauma profundo simples como uma vacina ou até os mais complexos, como um corte de cirurgia. Nesse post, explicamos tudo sobre o assunto:

Embora o queloide seja mais comum em pacientes predispostos ao problema, ela pode aparecer em qualquer pessoa que não segue os devidos cuidados para garantir uma boa cicatrização da Tatuagem. Quem tem queloide também acaba tendo receio de passar por certos procedimentos, como colocar piercings, brincos e até fazer uma tatuagem. Será que essas pequenas incisões podem levar a essa marca na pele? Descubra:

Quem tem queloide pode fazer tatuagem?

Quem tem um histórico familiar ou pessoal, pode correr o risco de desenvolver a cicatriz após fazer a tatuagem. Por isso, o mais indicado é que a pessoa não tatue, para evitar as lesões. Além do queloide que ocorre devido a uma alteração no processo de cicatrização, existe também a do tipo alergênica, causada por uma reação alérgica da tinta da tatuagem.

Cuidados para evitar o queloide na Tatuagem

Embora a cicatriz seja inevitável em casos genéticos, nos demais casos, os riscos podem ser reduzidos com alguns cuidados antes e depois de fazer a tatuagem:

  • Hidrate bastante a região;
  • Evite a exposição prolongada ao sol;
  • Evite fumar durante o período de cicatrização;
  • Não coce e nem retire as casquinhas durante a cicatrização.

Conclusão

Antes de aplicar piercings, brincos ou fazer uma tatuagem, marque uma consulta e converse com o seu médico. Desta forma, descobrirá se você tem alguma tendência a esse tipo de má formação nas cicatrizes. Além disso, é importante ter a certeza da escolha de um bom profissional, de um bom estúdio e da procedência dos materiais usados. Assim, as chances da formação de queloide na tatuagem ou de cicatrizes hipertróficas são consideravelmente reduzidas.

By |2020-02-10T22:53:22+00:00julho 7th, 2019|blog|0 Comentários