• Mitos e Verdades sobre Tatuagem

Mitos e verdades sobre Tatuagem: 10 coisas que você precisa saber

By |2020-05-22T13:25:53+00:00fevereiro 17th, 2020|Categories: blog|0 Comentários

Muito se fala sobre Tatuagens e suas histórias. Não raro, se ouve algumas inverdades, meias verdades e outros dados que de fato, são reais. Pensando nisso, separamos 10 Mitos e Verdades sobre Tatuagem. Saiba tudo:

10 Mitos e Verdades sobre Tatuagem

1- Agulha deve ser descartável

Verdade! Sim, a agulha dever ser descartável. A cada nova tatuagem, o tatuador deve abrir os equipamentos na sua frente para que você veja que é a primeira vez que ele está usando. Após o uso das agulhas, ele deve descartar em local apropriado.

2- Pessoas com Tatuagem não podem doar sangue

Mito! Pessoas com tatuagem podem doar sangue e fazer transfusão, mas, o que ocorre é que é necessário aguardar 1 ano.

3- Casquinhas que se formam após a tatuagem não podem ser removidas

Verdade! Você não deve retirar as cascas da sua tatuagem em hipótese alguma. Ao retirar, você irá prejudicar a cicatrização da sua tatuagem e pode até danificar o seu desenho. Se a sua tatuagem coçar, você pode dar leves tapas para passar a sensação de incomodo.

4- Diabéticos não podem fazer tatuagem

Mito! Pessoas com diabetes podem fazer desde que estejam com a glicemia totalmente controlada. Porém, é recomendado evitar tatuagens em locais da pele em que normalmente são aplicadas as injeções de insulina.

5- Quem fez tatuagem não deve ir à praia

Mito! Qualquer pessoa com tatuagens pode ir à praia. Porém, o recomendando é não frequentar o mar e se expor ao sol durante os primeiros 30 dias após a sua tatuagem. Após esse período, você está liberado. Recomendamos que sempre que se expor ao sol, você use protetor solar.

6- Chocolate e fritura dificultam a cicatrização da pele

Verdade! Existe alguns alimentos que devem ser evitados durante o período de cicatrização da sua tatuagem. Alguns alimentos são conhecidos como ‘alimentos remosos’. Em outras palavras, são aqueles alimentos que possuem propriedades inflamatórias, ou seja, alimentos que possuem grandes quantidades de gordura hidrogenada, açúcar, sal e óleos refinados.

7- Há partes do corpo que doem mais na hora de fazer a tatuagem

Verdade! O nível de dor muda de acordo com a região do corpo. Lugares como joelhos e cotovelos irão doer mais. Isso acontecerá porque os nervos ficam muito próximos da superfície da pele. Por isso, escolha bem a região que você deseja tatuar.

8- Não pode fazer tatuagem na gravidez e na amamentação

Verdade! Não é recomendado que mulheres façam tatuagens durante a gravidez e nem enquanto estiverem amamentando o bebê. Entre os fatores para a proibição, está a tinta utilizada durante a tatuagem. Pois, a tinta pode entrar nas vias sanguíneas e atrapalhar o desenvolvimento do bebê ou causar alguma infecção.

9 –  Local que tem tatuagem não nasce pelo

Mito! Os pelos tendem a crescer normalmente mesmo após a tatuagem.

10- Beber álcool antes de fazer uma tatuagem ajuda a desbotar a cor

Mito! Fisiologicamente não há uma explicação convincente e nem evidência científica que comprove isso. Porém, não é recomendado consumir álcool antes da tatuagem. O motivo é bem simples: o álcool afina o sangue. Além disso, a bebida faz com que você sangre mais, deixando o processo de cicatrização da pele mais difícil e até mesmo mais doloroso. Por isso, se for tatuar, não beba!